Banner
SOLICITE AGORA O SEU
Siga-nos

Go ESG na PLANET

Go ESG na PLANET

Autor: Planet Coworking. Texto publicado na  Revista Digital Elos Por Elas (2a.ed.)

A Planet Coworking Fortaleza está localizada no Centro da cidade de Fortaleza, na Rua Major Facundo, 692, próximo à Praça do Ferreira, onde se encontram a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e diversos outros prédios de relevância histórica e cultural da cidade, com um forte comércio varejista.

Em uma área de 500m2, a Planet oferece salas privativas, espaços compartilhados, salas de reunião, auditório para cursos e eventos, terraço a céu aberto e uma ambientação cercada de plantas naturais, para estimular a criatividade e produtividade. Na Planet você tem a melhor experiência de trabalho! Um modelo de trabalho flexível, híbrido, dinâmico e inovador, tanto para quem está iniciando como para quem quer expandir os negócios.

Ao associar-se ao Clube Planet, além de obter inúmeras vantagens, você fará parte de uma comunidade com propósito, orientada para o impacto socioambiental positivo, para construir um mundo melhor através da força dos negócios!

Em 27 de abril, a Planet, em parceria com a All About Eventos, realizou a primeira edição do “Go ESG”, um ciclo de palestras mensais sobre sustentabilidade, governança corporativa social e ambiental (ESG) e Negócios de Impacto Socioambiental positivo, no formato presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Planet Coworking.

Nessa primeira edição, os temas foram a “Certificação do Sistema B”, conduzido por Tatiana Teixeira e Charles Vergueiro, o “Fortalecimento das startups de Negócio de Impacto Socioambiental”, com o empreendedor cearense Tavinho Brígido, fundador da startup Troqueiro, com a Professora Ana Carla Cavalcante, do Conselho de Inovação da Unifametro e Dulce Tigre, CEO da AceleraSe, de Aracajú (SE).  Em seguida, a empreendedora Ticiana Queiroz Rolim, fundadora da Somos Um Ce, palestrou sobre a experiência e os projetos dessa organização de apoio aos negócios de impacto social que vêm se destacando no cenário nacional. Encerrando o ciclo de palestras “Go ESG”, o sociólogo e escritor Élcio Batista, Vice-Prefeito de Fortaleza, apresentou os diversos projetos de economia criativa, negócios de impacto, cooperação e inclusão desenvolvidos na capital cearense, em sintonia com a Lei Estadual no. 17.671 de 23/11/2021 que institui a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social.

Recentemente, no dia 25 de maio, aconteceu a 2ª. edição do Go ESG, e a 3ª. edição já está marcada para o dia 22 de junho; sempre com temas voltados para as boas práticas ESG, em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Na 2ª. edição, os temas foram “Venture Building (cocriação) de Negócios de Impacto”, com Haroldo Rodrigues, fundador da IN3 Investidora de Negócios de Impacto, e Dulce Tigre, CEO da AceleraSe Ventures; “Empreendedorismo de Impacto”, com o Prof. Rogério Nicolau, fundador e coordenador do EGES/UNIFOR, a Profa. Renata Torquato, Gerente de Projetos Especiais – EGES/UNIFOR, e Nathalia Bayer, cofundadora da Corre Aqui Ce, um negócio de impacto social. Em seguida, Alcileia Sena de Farias, Coordenadora do Nucleo ESG da FIEC, palestrou sobre “A cultura de inovação na indústria: o exemplo do Núcleo ESG-FIEC”, Luiz Goi apresentou a VULCABRAS, um case de sucesso ESG na indústria. Ao final do evento, Ismael Junior, apresentou a empresa de segurança cibernética, Arrow Security, criada por ele, fazendo sorteio de uma consultoria para a plateia presente.

As duas edições do Go ESG contaram com o delicioso coffee break do Giardino Buffet, um Negócio de Impacto Social que surgiu no bairro do Bom Jardim, feito por mulheres que empreendem tendo como missão e valores a igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico e a redução das desigualdades, que fazem parte dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU.

Betty Bonaparte, cofundadora da Planet Coworking Fortaleza, informa que o objetivo do evento Go ESG é ampliar o debate sobre ESG e Negócios de Impacto Socioambiental, atraindo a participação de instituições privadas (universidades, incubadoras, aceleradoras, investidores, hubs de inovação, grandes, médias e pequenas empresas) em sintonia com as instituições públicas, Organizações da Sociedade Civil e outros atores do ecossistema de empreendedorismo de inovação e impacto positivo, e assim contribuir para o fortalecimento do ecossistema de parcerias locais e nacionais.

Betty Bonaparte destaca a importância de se divulgar intensamente esse conhecimento sobre as boas práticas ESG para construir um mundo melhor através da força dos negócios, para transformar o nosso sistema econômico de forma que seja mais inclusivo, mais equitativo  e regenerativo.

Outros posts